Publicado em 23/06 - 08h12min, Fonte: Redação - MATÉRIA COM ( 2279 ) exibições

Serviços de Desinsetização da CARFER

Itabatã News, notícia e Notícias - Serviços de Desinsetização da CARFER

O que são PRAGAS URBANAS


Pragas urbanas são insetos que vivem nos centros urbanos, que oferecem riscos a saúde e prejuízos econômicos/financeiros.

As principais pragas urbanas são: baratas, pulgas, pombos, ratos, formigas, caramujos, cupins, mosquitos, moscas, morcegos, carrapatos e escorpiões.

Baratas: intoxicação alimentar (infecções) causadas através da bactéria patogênica, toxinas, vírus, prons ou parasitas. Levando os indivíduos a terem diarreias e alergias.

Moscas: Insetos que são responsáveis pela transmissão de uma série de micro-organismos, que podem ocasionar contaminação de alimentos, utensílios, etc.

Doenças: Gastroenterite: infeçção que atinge o sistema gastrointestinal ocasionando diarreias, cólicas intestinais e vômitos.

Cupins: As principais espécies de cupins em áreas urbanas são os cupins subterrâneos e o cupins de madeira seca. O cupim pode desgastar lentamente concreto, alumínio, chumbo e plástico para chegar no alimento (madeira) ou matérias celulósicos, como papel e papelão. Uma colônia adulta de cupins pode consumir de 0,500 a 1 km de de madeira por dia, dependendo da espécie.

Mosquitos: São insetos, considerados vetores (os que levam doenças aos seres humanos) ele tem uma serie de microrganismos capazes de desenvolver doenças sérias.

Doenças: Aedes aegypti (dengue), Aedes albopictus (febre amarela), Anopheles (Malária), também podem causar a elefantíase.

Carrapatos: São parasitas externos que podem atacar animais domésticos, silvestres e o homem. Os tipos mais comuns são o carrapato estrela (Amblyomma cajenense) e o carrapato vermelho ( Rhipicephalus sanguineus).

Doenças: Febre Maculosa: doença febril causada por bactéria e que pode levar à morte. Os sintomas são dores musculares, de cabeça, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.

Escorpião: Tem geralmente hábitos noturnos quando caçam e se reproduzem,, Sua alimentação é baseada em insetos como cupins, grilos, baratas, moscas, mutucas e aranhas. Onde tem muita barata a possibilidade de também ocorrerem aparecimentos de escorpiões pois são seus principais alimentos.

O ataque de um escorpião, dependendo da espécie, pode até matar uma pessoa adulta. Como só atacam o homem quando se sentem acuados.

Formigas: Existem há mais de 100 milhões de anos, carregam em suas patas bactérias, fungos e micróbios responsáveis por infecções intestinais e estomacais nos seres humanos, além de causarem incômodo, alergia e coceira;

- São consideradas um dos principais agentes de infecções hospitalares.

Doenças: choque anafilático: Emergência médica em que há risco de morte, em decorrência da rápida compressão das vias aéreas.

Ratos: A população de roedores é superior à humana nos grandes centros urbanos.

Os roedores mais comuns em nosso meio são os ratos de telhado, camundongos e ratazanas.

Os ratos das espécies Rattus norvegicus e Rattus rattus urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, aproximadamente 40 vezes, sua urina é muito prejudicial a saúde.

Doenças: Os ratos podem transmitir, TIFO, LEPTOSPIROSE,SARNAS, SALMONELOSE E MICOSES.



Deixe seu comentário!